Este percurso circular tem início e fim na antiga escola primária de Ariques. Sai-se em direcção a Venda do Negro, mudando depois para sul subindo a Serra dos Ariques por um caminho irregular ladeado por azinheiras, carrascos e afloramentos rochosos. No topo da Serra de Ariques o percurso segue num trilho estreito e antigo utilizado pelos pastores locais em direção à Marzugueira. Quando o percurso atinge a linha de água, segue a mesma em direção ao Vale da Mata. Aqui seguimos por um trilho bastante técnico por baixo da vegetação densa e com passagens no leito da ribeira, num ambiente sombrio e inóspito. Deixamos a linha de água e viramos em direção à serra, seguindo um trilho íngreme feito por cabras, até se atingir a franja da serra pequena, em direção ao Vale da Couda. Aqui chegados, uma pequena estrada agrícola leva-nos de novo a Ariques, rodeados por olivais bem tratados e por pequenos afloramentos de lapiás.
PR 2 AVZ - Encantos do Vale da Mata
Track GPS Folheto PDF Principal Percursos PR1 AVZ PR2 AVZ PR3 AVZ PR4 AVZ PR5 AVZ PR6 AVZ GR 35 AVZ GR26 Galeria de Fotos ContactosRede de Percursos Pedestres de Alvaiázere